terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como e onde comprar móveis planejados: dicas infalíveis para evitar dores-de-cabeça e outros problemas futuros.


Independente de sua casa ser grande ou pequena mobiliá-la com seu estilo, onde todas as coisas se encaixam é algo prazeroso. Essa “exclusividade” está se tornando cada vez mais acessível a todos. E este blog Todeschini Nunca Mais vem ajudá-lo com dicas infalíveis para que esta experiência seja ainda melhor!
Existem basicamente três fases para a realização deste sonho: a escolha da loja, o fechamento do projeto e a montagem. Falaremos dos cuidados que devem ser tomados em cada parte.

Conheça o histórico da loja anteriormente à sua visita. Converse com pessoas que compraram lá ou procure pela loja no site reclamequi. Verifique se houveram problemas na montagem e, principalmente, se os problemas foram resolvidos de forma rápida. Você irá se surpreender com as histórias de montagens que duraram meses a fio, ou que tiveram resultados bem abaixo da expectativa do cliente. Então temos a regra nº1: Fuja das lojas com históricos ruins.

Feito isso é hora de ir à luta, ou melhor, ir às lojas! Mas antes meça o espaço que deseja construir os móveis (ou leve a planta da casa). Estabeleça o valor a ser gasto. Hoje existem diversas empresas que produzem móveis planejados e, não será difícil achar alguma que caiba em seu orçamento. Você verá também que estas lojas vão dizer um determinado valor, mas darão bons descontos (até 60%) se você não aceitar suas ofertas e continuar pesquisando. Então temos a regra nº 2: Faça uma longa e boa pesquisa e pechinche! Pechinche! Pechinche! E compre somente se couber no seu orçamento.

Na fase do projeto, verifique sempre as medidas: “Na sapateira cabe mesmo um sapato?” “Os espaços vazios, entre as prateleiras, por exemplo, são utilizáveis?” “O espaço que sobrou na cozinha atrapalha a circulação?”. Pode parecer óbvio, mas irão ficar surpresos com o número de casos de pessoas que compraram móveis, assinaram o projeto e ficaram com um “elefante branco” – um móvel bonito que não serve pra nada! Então temos a regra nº 3: Verifique sempre as medidas do projeto e sua utilidade.

Okay! A loja é boa (de preferência não é todeschini), o projeto ficou maravilhoso e cabe no seu bolso! É hora de celebrar o contrato. Esta é uma das horas mais importantes para evitar problemas futuros. Nesta hora verifique se no contrato existe um prazo para entrega dos móveis e, principalmente um prazo para montagem. Eles podem até querer enrolar, e dizer que demora uns 2 a 4 dias (por exemplo), mas exija (é um direito seu) que seja colocado no contrato! Então temos a regra nº 4. Verifique e exija no contrato um prazo para entrega e montagem.

Qual a forma de pagamento? Vai pagar á vista, parcelar no cheque ou financiar? Se pensar em pagar à vista, exija um belo de um desconto! Em geral estas lojas vendem o crédito junto aos bancos ou financiadoras, e os juros chegam tranquilamente à casa dos 60% ao ano! E mesmo se for pagar “à vista” peça para que seja feita em 2 vezes. Uma parcela “realmente à vista” e outra após a montagem. Isso é importantíssimo, e vai evitar que após receberem todo o dinheiro, eles deixem de lhe dar a devida atenção. O mesmo vale se for parcelar direto com a loja. Agora, se for financiar, o banco ou a financiadora dará o dinheiro “à vista” para a loja e você terá um contrato com o banco. Isso significa que caso haja algum problema com a entrega ou montagem, sustar o cheque não irá resolver, e você ainda corre o risco de ter seu nome sujo junto ao Serasa e SPC. No caso de financiamento, você tem menos meios de agir caso algo dê errado, portanto preste atenção redobrada no contrato e exija o prazo para entrega e montagem (regra 4). Então vamos a regra nº 5: Se for parcelar deixe um cheque para após a montagem do móvel, se for financiar cuidado com o contrato e sempre exija o prazo para entrega e montagem.

Fechado o contrato está na hora de aguardar a entrega. Se na entrega observar algum problema com o produto (madeiras riscadas ou amassadas, por exemplo), cores diferentes, padrão da maçaneta, ou algo divergente do contratado, é necessário recusar a entrega, ou anotar no aviso de recebimento o problema. Se, acaso, não perceber o problema na hora da entrega, pelo Código de direito do Consumidor você tem “um prazo de 90 dias para reclamar e a loja tem 30 dias para resolver o problema”. Então temos a regra nº 6: observe se o produto recebido está de acordo com o contratado.

É chegada então o grande momento: a montagem! Se você tomou o cuidado de verificar o prazo para entrega e montagem no contrato ficará mais tranqüilo nesta fase, que normalmente é recheada de atrasos. Nesta fase a regra nº 7 é importante acompanhar a montagem e verificar se todos os itens estão de acordo, e se o acabamento está perfeito. Olhe a superfície das madeiras e veja se não está riscada (é comum os montadores arranharem as peças – que devem, portanto, ser trocadas), se as portas fecham e abrem suavemente (e se não abrem sozinhas!), se não há fitas mal coladas, ou outro acabamento mal feito.
Em caso de problemas lembre-se “O lojista ou fabricante tem prazo de 30 dias para resolver problemas caso o consumidor note defeitos no produto.” Caso o problema persista, e a loja recuse-se a corrigi-lo o consumidor deve recorrer ao PROCON solicitando a troca do item por outro, devolução da quantia paga ou um desconto proporcional do valor pago pelos móveis. É importante sempre registrar qualquer problema com a loja, para isso guarde emails trocados, e registre no reclameaqui (http://www.reclameaqui.com.br) e em blogs, como este aqui! Isso ajudará também para que outras pessoas não passem por problemas semelhantes.

Se eu conhecesse essas dicas infalíveis provavelmente não existiria este blog Todeschini NUNCA MAIS!
Então boa sorte e bom proveito!

Obs: Este guia com dicas para Como e onde comprar móveis planejados é exclusividade deste blog! Se quizer citá-lo cole sempre o link para este blog! (http://todeschininuncamais.blogspot.com). Todeschini

16 comentários:

  1. Bom dia! Muito bom esse blog! Estou exatamente no momento de escolher onde farei meus móveis planejados e esse blog me deu ótimos conselhos.
    Só fico na dúvida de uma coisa: Estou pesquisando e todas as lojas que conheço ou tive notícias tem altos índices de reclamação. Não tenho mais idéia de quais lojas são de qualidade e confiança. Por acaso você teria alguma dica ou recomendações de lojas para me dar?
    Muito obrigado!!!
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Depois de ter vários problemas com a todeskini, chego a conclusão que o marceneiro da esquina qualquer um faz um serviço melhor. Você trata e resolve diretamente com ele, Para teres uma idéia 6 pessoas entre montadores gerente fiscal e projetistas estiveram durante quase 50 dias entrando e sainda de minha casa e até hoje não resolveram todos os problemas apresentados.
    Acho que uma empresa que não tem controle sobre os seus colaboradores não pode oferecer um serviço de qualidade.

    ResponderExcluir
  3. Estava planejando ir a uma loja HOJE comprar minha sala, quando resolvi antes entrar no site da empresa. Ainda bem que achei vocês. Acho que me livrei de um problemão!!!!

    ResponderExcluir
  4. estou pesquisando lojas de moveis, e achei a todeschini com moveis maravilhosos,mas ainda bem que emcomtrei esses comentarios muito obrigado por avisar,todeschini jamais,vou continuar pesquisando.

    ResponderExcluir
  5. Estou procurando cozinhas planejadas.
    Será que as reclamações são pertinentes?
    O marceneiro da esquina: tentei, mas não recebi sequer resposta do orçamento!
    Mas o manual é interessante e vale a pena pensar a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Também estou em dúvida.Farei um orçamento com um marceneiro de confiança e procurarei as lojas com menos reclamações,pois sem reclamações é muito difícil de encontrar.Dizem que a Favorita e a Criare são boas,no entanto, mais caras.

    ResponderExcluir
  7. Criare!!!!!não, não, não, vcs não sabem como tô sofrendo, hoje faz 3 meses e 20 dias que assinei o contrato ( só cozinha )e ainda estou com gente em casa, só refazendo erros.
    Pretendo cancelar o resto, espero que consiga.

    ResponderExcluir
  8. Evitem a empresa Brasilia Closets de Brasilia - DF. Alem de um péssimo atendimento, a qualidade de finalização dos móveis é horrivel. Não dê dor de cabeça a sua família. Reclamação após reclamação e a empresa nunca se disponibiliza a arrumar as coisas e a dar a nota fiscal.

    ResponderExcluir
  9. Gente, não dá pra generalizar a marca! O problema é a REVENDA! Esses comentários são porque vcs não conhecem esse setor. A fábrica simplesmente envia o que a revenda compra, o blog devia ser sobre a revenda que está causando problemas, não a marca.

    ResponderExcluir
  10. Ah, precisa ser aprovado o comentário.. duvido que o moderador vai publicar.

    ResponderExcluir
  11. A título de informação, só o Procon registrou 7 mil reclamações contra empresas de móveis planejados em São Paulo. Em caso de atraso tanto de entrega como de montagem ingressar com demanda judicial, com a incidência de multa diária pelo atraso. Bem como, suspensão do pagamento pelo inadimplemento da loja. Fique atento!!! daniellekozilek@terra.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, não vamos generalizar!

    Há sim diversas empresas que trabalham da forma correta, e prezam por um atendimento de excelência a seus clientes. Há também lojas Todeschini cujos franqueados são pessoas serias e com bastante tempo de mercado.

    ResponderExcluir
  13. Dicas valiosas!!! Aprendi muuuito sobre o contrato de compra. Ainda não decidi a loja que vou comprar. Sou de Niterói-RJ, e vejo que muitas reclamações, e em diversas lojas são o acabamento final... Sei que não escolherei a Todeschini...

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas.
    Estou procurando uma boa loja para fazer meu dormitório.
    Vou aproveitar as dicas e nada de Todeschini.
    Grata

    ResponderExcluir
  15. Amei esse roteiro, estou em fase de orçamentos de moveis, e estou com uma duvida daquelas. Fiz orçamento com a empresa Mont'Lar da Casttini, apto inteiro (3dorm c/closet duas salas e cozinha) o orçamento saiu por 45 mil como fiquei muito desconfiada o financeiro (Sr. Leandro) me disse que eu posso pagar a entrada depois que eles montarem e o restante em 10 x sem juros direto com a loja e a entrega é em 40 dias corridos, pois bem, ai fui em uma outra empresa (conhecido do meu marido) o orçamento dele ficou em 40mil 1 quarto c/closet as duas salas e a cozinha, entrega em 90 dias ÚTEIS 30% de entrada e o restante em 5x. E agora esta a maior briga em casa, pq eu quero a Mont'Lar (não tem reclamação nenhuma no procon) e meu marido quer que faça no amigo dele que tb não tem reclamação nenhuma.

    ResponderExcluir
  16. Venho compartilhar da triste experiência de vocês.
    Todeschini NUNCA MAIS. Nunca fui tão desrespeitada como cliente.
    Pedido entregue errado e incompleto; péssimo acabamento; propaganda enganosa!
    Eles não estou nem um pouco interessados em resolver seu problema. O pior atendimento pós venda da minha vida!

    ResponderExcluir

Qualquer comentário será bem vindo. Todas as pessoas podem comentar. Seja cortês! Existe moderação nos comentários.